23 enero 2009

El piano de altura de Pedro Pereira, el 30 de enero, en el Theatro Circo, en Braga

BRAGA (MORRAZO-tribuna).- Bach, Beethoven e Chopin são clássicos que o jovem pianista e compositor Pedro Pereira escolheu para apresentar a solo, a 30 de Janeiro (21h30), no Theatro Circo.
Num concerto alinhado por interpretações que, aos 18 anos, lhe garantem o reconhecimento nacional e internacional, traduzido nas distinções que recebe em todas as competições em que participa, Pedro Pereira propõe para a circunstância as obras “Preludio e Fuga n.º XVI 2.º vol.” (J.S. Bach), “Sonata ‘quase uma fantasia’ op.27, n.º2” (L.V. Beethoven), “Improviso n.º 2 em Fá #M”, “Nocturno em Si M op.9”, “Estudo n.º 5 op.10” e “Fantasia em Fá m op.49” (F. Chopin).

Natural de Guimarães, cidade onde nasceu em 1990, o protagonista deste recital iniciou a sua formação musical aos 5 anos e participou pela primeira vez num festival internacional – Festival de Piano Yamaha Music (Madrid) – com apenas 10 anos, momento a partir do qual se destacou em inúmeras competições, de que resultaram distinções como o 4.º lugar no V Concurso Internacional de Piano de Kosice (Eslováquia), 1.º prémio no IV Concurso Internacional de Piano (Fundão), 1.º Prémio no Concurso Internacional de Piano Galego (Vigo, Espanha) ou 1.º Prémio no XI Concurso Internacional de Piano “Ricard Vines” (Lleide, Espanha), entre muitos outros.

Presença regular nas principais salas de espectáculo portuguesas e espanholas, Pedro Pereira, que frequenta o Conservatório Tchaichovsky de Moscovo como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, foi recentemente convidado pela “European Union of Music Competitions for Youth” para se apresentar em festivais de várias cidades europeias.

Ingressos, a 8 euros, disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.