06 enero 2009

Concierto de año nuevo este domingo
en el Theatro Circo de Braga

BRAGA/Portugal (MORRAZO-tribuna).- Algumas das mais célebres obras de Felix Mendelssohn-Bartholdy, Johannes Brahams, Edward Elgar e Maurice Ravel, interpretadas por Bruno Monteiro (violino) e João Paulo Santos (piano), constituem o “Concerto de Ano Novo” que o Theatro Circo apresenta domingo (11 de Janeiro, 17h30).

Aclamado pela crítica como «um dos mais virtuosos violinistas portugueses», Bruno Monteiro faz-se acompanhar neste recital pelo pianista João Paulo Santos para assim dar som a composições tão variadas como “Sonata para Violino e Piano em Fá Menor op. Posth” de Felix Mendelssohn-Bartholdy, “Danças Húngaras” de Johannes Brahams, “Sonata para Violino e Piano em Mi menor Op. 82” de Edward Elgar, e “Tzigane, Rapsodie de Concert” de Maurice Ravel.
Distinguido com galardões como o Primeiro Prémio Nacional de Violino do Concurso da Juventude Musical Portuguesa de Lisboa ou a Menção Especial do Júri do “Ibla Grand Prize International Music Competition” (Itália), o portuense Bruno Monteiro concluiu o Curso Complementar de Violino com a classificação máxima de 20 valores. Determinado a aperfeiçoar a sua formação, o violinista passou ainda por instituições de ensino em Nova Iorque e Chicago, cidades em que, a par da licenciatura e mestrado em Música, recebeu instrução de nomes como Isidore Cohen, Peter Winograd, Laurie Carney ou Shmuel Ashkenasi, entre muitos outros.

Com um reportório que se estende do período barroco até à actualidade, Monteiro lidera uma intensa actividade, constituída por recitais, concertos como solista, em orquestra ou música de câmara, tornando-se, desta forma, numa presença assídua nos mais destacados circuitos musicais.
Após o lançamento de “Debut” (2007) e “20th Century Expressions” (2008), para Março deste ano Bruno Monteiro aguarda já a edição de “In Recital”.
Natural de Lisboa, João Paulo Santos concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional desta cidade e, na qualidade de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, prosseguiu com a sua formação musical em Paris.

Actual Director Musical de Cena no Teatro Nacional de São Carlos, espaço em que exerceu funções também como Maestro Assistente e Maestro Titular, João Paulo Santos destacou-se na direcção de estreias absolutas dos compositores António Chagas Rosa, António Pinho Vargas e Eurico Carrapatoso, tendo sido ainda distinguido com o Prémio Acarte 2000 pela direcção musical de “The English Cat”.
Ingressos, a 7 euros, disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.