23 enero 2009

SIR RICHARD BISHOP, 31 janeiro, no Theatro Circo, em Braga

BRAGA (Joao Paulo Mesquita - MORRAZO-tribuna).- Elemento fundador dos Sun City Girls, Sir Richard Bishop traz a 31 de Janeiro (21h30) ao Theatro Circo os sons livres e experimentais de uma guitarra acústica que transporta dentro de si os ecos da América profunda.
Representante de estilos tão diversos como os blues, folk, surf-music, rock’n roll e mesmo jazz, Sir Richard Bishop apresenta em Braga o estilo enigmático que caracteriza a sua carreira a solo e que o catapultou para o estatuto de artista de culto após 25 anos de trabalho com os lendários Sun City Girls.

Após uma série de apresentações por vários Estados norte-americanos, Sir Richard Bishop chega a Portugal (Lisboa e Braga) numa digressão que inclui ainda concertos em algumas das principais cidades de Espanha, França, Suiça, Holanda, Alemanha, Bélgica e Dinamarca.

Com os “Sun City Girls”, projecto desenvolvido em 1982 ao lado do irmão Alan Bishop e Charles Gocher, Richard Bishop criou um estilo próprio renascido do punk rock aliado a improvisações e que resultou num movimento de culto em torno da banda de Arizona e na constante aclamação da crítica a um trabalho que constituiu inspiração para inúmeros músicos e artistas independentes. Com a morte, em 2007, de Gocher, os irmãos Alan e Richard anunciaram a extinção dos “Sun City Girls”, não excluindo, contudo, a possibilidade de lançamento, em tempo oportuno, de trabalhos entretanto arquivados.

A solo, Richard Bishop adoptou a designação de “Sir” e dedicou-se à exploração da guitarra num estilo acústico, improvisado e experimentalista, assumidamente inspirado em sonoridades ocidentais e orientais. Desta etapa resultaram já sete álbuns e um video digital, que, a par das intensas performances ao vivo, contribuíram para a afirmação internacional de Rick Bishop.

Os ingressos, a 10 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.