14 enero 2009

Braga : importante apoyo de la Cámara Municipal a los clubs representativos

BRAGA (Joao Paulo Mesquita / MORRAZO-tribuna).- A atribuição de uma comparticipação financeira de 37 mil euros ao Hóquei Clube de Braga é a proposta que o Executivo Municipal se propõe aprovar amanhã (quinta-feira, 15 de Janeiro) com a intenção de apoiar o programa de desenvolvimento desportivo desta colectividade, designadamente no que implica com as camadas jovens.
Tal como acontece com o Sporting Clube de Braga, a quem a Câmara Municipal vai atribuir agora 440 mil euros para o trabalho de formação, também o montante a atribuir ao Hóquei Clube de Braga se dirige ao empenho formativo de desportistas amadores que vai continuar a ser assumido pela agremiação.

O Hóquei Clube de Braga – refira-se – tem sob a sua responsabilidade uma escola de formação de jovens atletas, concretamente nos escalões de iniciados e juniores.

A par deste assunto, a agenda da reunião ordinária de amanhã inclui um acordo de colaboração para o desenvolvimento cultural na área da música erudita, sacra e popular, a estabelecer entre o Município e o Grupo Coral e Instrumental do Carmo; uma proposta para a adesão de Braga à Entidade Regional de Turismo do porto e Norte de Portugal; e a autorização para a contracção de um empréstimo a curto prazo.

«Considerando que a receita do Imposto Municipal sobre Imóveis só será arrecadada pela Câmara Municipal em finais do próximo mês de Maio, torna-se necssário que o Executivo autorize, no uso dos poderes que lhe foram conferidos pela Assembleia Municipal, a contracção de empréstimo ou empréstimos a curto prazo, podendo o mesmo ou os mesmos ser sob a forma de abertura de crédito, do montante global de 2 000 000 euros, destinado a fazer face a pagamentos de dívidas a fornecedores e juntas de freguesia», justifica-se ma proposta subscrita pelo Presidente do Executivo, Mesquita Machado.

Nesta sessão, a vereação é ainda chamada a delegar competências em duas autarquias locais para a execução de duas empreitadas em área rural: na Junta de Freguesia de Este São Mamede, para a obra do caminho vicinal das Ribeirinhas e do Outeiro ao Seixedo (56 136, 57 euros); e na Junta de Freguesia de Priscos, para o caminho vicinal do Minhoto (32 636, 61 euros).

Os habituais apoios financeiros de montante reduzido deverão ser atribuídos às autarquias de Escudeiros (8 395, 41 euros), Este São Pedro (2 418, 49 euros) e Cunha (6 195, 00 euros).

A Câmara Municipal de Braga vai comparticipar com 440 mil euros o programa de desenvolvimento desportivo que o Sporting Clube de Braga está a desenvolver na presente temporada, dando assim sequência ao apoio que habitualmente presta às actividades de formação, fomento e sensibilização para a prática desportiva desenvolvidas por esta colectividade de interesse público.

O assunto – sob a forma de proposta a ser votada na reunião ordinária do Executivo que amanhã acontece a partir das 09h30 – tem em conta o substancialmente aumento de aderentes à prática desportiva promovida pelo clube.

Conforme sublinha o Presidente do Sporting Clube de Braga na solicitação dirigida ao Município, embora as duas partes estabeleçam anualmente um contrato-programa, «o aumento substancial das despesas dele decorrentes não tem sido reflectido, desde há quatro anos, num reforço de verbas, mantendo-se inalterado desde então o montante atribuído pela Câmara Municipal».

«Uma vez que está previsto para a presente temporada o alargamento do número de praticantes, designadamente através da constituição de uma Secção de Desporto Adaptado (boccia) e da criação de duas novas equipas no futebol de formação, solicita-se um acréscimo de 10 por cento nos valores para esta temporada», subscreve António Salvador.

O Sporting Clube de Braga é uma associação desportiva de utilidade pública, agraciada com a medalha de ouro da cidade. Com cerca de 18 500 associados e 87 anos de idade, é a colectividade desportiva mais representativa do concelho, movimentando nas suas escolas de formação e nas secções amadoras mais de 3 500 jovens por época.

Os seus jovens atletas, de áreas como o atletismo, natação, futebol, futsal, voleibol e bilhar, têm sido convocados para integrar as selecções que representam Portugal nos mais distintos eventos desportivos europeus e mundiais.