27 abril 2009

Os "Wilco" estreiam-se em Portugal a 30 de maio com apresentaçao em Braga

BRAGA (Joao Paulo Mesquita - MORRAZO-tribuna) .- Nomeados e vencedores de vários Grammys – prestigiado galardão da música internacional – os Wilco estreiam-se em Portugal a 30 de Maio com a apresentação no Theatro Circo (21h30) do seu mais recente álbum e dos temas que transformaram o grupo de Chicago numa das bandas de folk rock de maior destaque em todo o mundo.
Com lançamento previsto para Junho, o sétimo álbum da banda liderada por Jeff Tweedy – até ao momento simplesmente intitulado de “Wilco” – inclui onze novos temas e pretende constituir, segundo os seus autores, «um regresso às paisagens sonoras construídas em estúdio com “Yankee Hotel Foxtrot” e “A Ghost Is Born” e, em simultâneo, um oposto das performances incluídas em “Sky Blue Sky”».
Para além de “You and I”, tema que conta com a colaboração da cantora Feist, o álbum cujo título ainda se encontra em definição é composto ainda pelos temas “Wilco, The Song”, “Deeper Down”, “One Wing”, “Bull Black Nova”, “You Never Know”, “Country Disappeared”, “Solitaire”, “I’ll Fight”, “Sunny Feeling” e “Everlasting”.
Após “Sky Blue Sky” (2007), a banda de Jeff Tweedy (voz e guitarra), John Stirrat (baixo), Nels Cline (guitarra), Glenn Kotch (percussão), Pat Sansone (multi-inastrumentista) e Mikael Jorgensen (pianista) regressou no passado dia 18 de Abril aos lançamentos com a edição do vídeo digital “Wilco Live - Ashes of American Flags”.
Com raízes no projecto de country alternativo Uncle Tupelo, os Wilco surgiram em 1994 quando Jay Farrar e Jeff Tweddy decidiram fundar as suas próprias bandas – Son Volt e Wilco, respectivamente.
Ainda sob fortes influências da sua banda de origem, em 1995 os Wilco lançam “A.M.”, álbum de estreia imediatamente reconhecido pelos fãs que não tiveram dificuldade em acolher os elementos de rock alternativo, pop clássico e experimentalismo que a banda introduziu no novo projecto.
Caracterizados por uma independência e obstinação face aos objectivos que foram definindo, construíram uma carreira que, ao longo de 15 anos, ficou marcada por decisões que, embora frequentemente consideradas polémicas, ditaram um trajecto ascendente e a aprovação da crítica internacional.
Empenhada na consolidação de uma carreira musical, a banda que se destacou também nas colaborações com o músico Billy Bragg que resultaram na edição dos álbuns Mermaid Avenue Vol. 1 e 2 (1998 e 2000) arriscou um precoce lançamento de um disco duplo – “Being There” (1996) – , inesperadamente comercializado preço reduzido. A decisão implicou a perda de milhares de dólares mas resultou na imediata aceitação do público e da crítica.
Demonstrando uma cada vez maior consistência, foi após a edição de “Summerteeth” (1999) que os Wilco alcançaram o primeiro momento alto da sua carreira com “Yankee Hotel Foxtrot” (2002), álbum que, além de ter vendido 590 000 cópias, despoletou um dos acontecimentos mais controversos da indústria discográfica com a banda a protagonizar uma batalha entre editoras que lhes rendeu um dos maiores lucros de sempre. Deste episódio resulta ainda o filme “I Am Trying To Break Your Heart: A Film About Wilco” que levou para os cinemas todo o processo do gravação e lançamento de “Yankee Hotel Foxtrot”.
Um ano mais tarde, os Wilco viajam para Nova Iorque e gravam “A Ghost Is Born”, trabalho discográfico lançado em 2004 que conquistou os Grammys para as categorias de “Best Alternative Music Album” e “Best Recording Package”.
De regresso a Chicago, em 2007, “Sky Blue Sky” transforma-se em mais um êxito da banda que a revista “Rolling Stone” define como «uma das mais consistentemente interessantes» ao vender 87 000 exemplares na primeira semana de edição e ao conquistar mais uma nomeação para os Grammys como “Best Rock Álbum”.
Activos participantes em diversas causas sociais, os Wilco protagonizaram uma acção inédita de combate ao absentismo nas Presidenciais Norte-Americanas de 2008 ao gravarem uma versão de “I Shall Be Released”, de Bob Dylan”, tema que posteriormente cediam gratuitamente através de “download” no site oficial da banda em troca de uma promessa de voto.

Os ingressos, a 25, 35 e 40 euros estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo e através da Ticketline.