28 septiembre 2009

Portugal : PS se queda sin mayoría absoluta, fracasa el PSD y crece notablemente la Derecha (CDS/PP)

LISBOA (MORRAZO-TRIBUNA).- O Partido Socialista é o vencedor das eleições legislativas deste domingo em Portugal, embora sem maioria absoluta. A grande surpresa deste acto eleitoral coube ao CDS/PP que se assume como o 3.º partido mais votado.

Com base nos resultados apurados, o PS alcançou 36.56% dos votos, o PSD 29,08, o CDS/PP 10.46, o BE 9,85 e a CDU 7,88.
No Parlamento, os socialistas serão representados por 96 deputados, os social-democratas por 78, enquanto o CDS/PP terá 21 deputados no hemiciclo. O BE elege 16 deputados e a CDU 15.

José Sócrates vai continuar à frente do Governo português. O PS conquistou este domingo 36,56 por cento dos votos e elegeu para o Parlamento 96 deputados, o que vai obrigar o primeiro-ministro a coligar-se com outro partido ou a estabelecer acordos pontuais.

O PS venceu mas perdeu a maioria absoluta. Comparativamente com as eleições de 2005, os socialistas elegeram menos 24 deputados.

José Sócrates continua na cadeira do poder, mas é Paulo Portas o grande vencedor da noite. O líder do CDS-PP conseguiu ultrapassar a meta dos 'dois dígitos', como tinha pedido aos eleitores, assumiu-se como terceira força política e elegeu mais sete deputados. Os centristas obtiveram 10,46 por cento dos votos e elegeram 21 deputados.

O PSD continua a ser a força mais votada da Oposição, mas Manuela Ferreira Leite conseguiu apenas mais 1,2 por cento do que Pedro Santana Lopes há quatro anos, quando o PSD obteve o pior resultado da sua história. Os sociais-democratas conquistaram 29,09 por cento e elegeram 78 deputados. A pequena diferença para o ex-líder 'laranja' permitiu, ainda assim, eleger mais seis representantes do que em 2005.