29 noviembre 2008

PPI de 20 Milhões de Euros
em Valença do Minho

VALENÇA DO MINHO (Vítor SALVADOR / MORRAZO-tribuna) .- A Assembleia Municipal de Valença aprovou o P.P.I.- Plano Plurianual de Investimento de Valença no valor de cerca de 20 milhões de euros, para o ano de 2009.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, este P.P.I. pretende “promover a competitividade económica, a coesão social e o crescimento sustentável de Valença através de um conjunto de intervenções, transversais a todo o concelho e que pretendem dar resposta às necessidades mais prementes do município”. Para o autarca as principais verbas do P.P.I. centram-se em investimentos com impacto estruturante e capacidade dinamizadora do concelho.
Das grandes opções do plano, inscritas neste P.P.I., destaca-se pelo volume de investimento e, também, pelo seu impacto social a área da educação com obras como a da construção dos Centros Escolares das Antas, em Valença, de Friestas, de Passos, em Cerdal e do Jardim de Infância de Bongim, em Cerdal.
O reforço das redes de saneamento básico, com empreitadas nas freguesias de Friestas, Verdoejo, Ganfei e Cerdal, bem como a conclusão da rede de Gandra e a reformulação das redes de São Pedro da Torre, Arão e Cristelo Côvo recebem, também, uma fatia significativa do orçamento. Intervenções que permitirão, em breve, ter um eixo de cobertura do saneamento básico de norte a sul do concelho cobrindo os principais núcleos populacionais.
A aposta no turismo e a valorização do património continua a ser uma fas grandes linhas de força de Valença com a terceira fase da requalificação do Centro Histórico e a continuação das intervenções nas avenidas principais da área central de Valença. Intervenções que pretendem preservar / valorizar o património e dar uma imagem mais funcional e atractiva de Valença dinamizadora da actividade turística e comercial.