28 noviembre 2008

Série de eventos culturais em Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão : QUADRILÁTERO PROMOVE “CULTURAQUATRO”

BRAGA (Joao Paulo MESQUITA / MORRAZO-tribuna).- As cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão vão promover pela primeira vez um programa cultural conjunto, no mês de Dezembro, no âmbito do Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização. Dando seguimento ao conceito de rede urbana, o ciclo "CulturaQuatro" tem no Theatro Circo, em Braga, dia 16, um dos pontos altos, através de um recital de piano de Luís Pipa, um dos mais completos pianistas da sua geração.
A "Fantasia em Ré Menor", de Mozart, as "Peças Líricas", de Grieg, e a "Balada Nº 1", de Chopin, são algumas das peças que integram o programa, que termina com uma das mais grandiosas obras de todos os tempos: "Quadros de uma Exposição", de Mussorsky. O espectáculo, com entrada a preço único de sete euros, tem início às 21h30.
Este programa cultural conjunto inicia-se, contudo, a 5, no Centro Cultural Vila Flor - Guimarães, com a estreia de "Tebas", a primeira longa-metragem do realizador vimaranense Rodrigo Areias.
Trata-se de um "road-movie" surrealista sobre a história de um jovem filho de emigrantes portugueses, que parte em busca das suas origens numa viagem de Paris até Portugal, com um camionista "beatnik", mergulhando nas profundezas de Tebas.
Rodrigo Areias, natural de Guimarães, apresenta assim a sua primeira grande obra cinematográfica, numa estreia aberta a toda a população, com entrada gratuita no Centro Cultural Vila Flor.
Para o fim-de-semana de 20 e 21 de Dezembro está reservada a apresentação da "Missa das Crianças", na Casa das Artes de Famalicão, uma das obras mais marcantes do compositor contemporâneo inglês John Rutter.
A "Missa das Crianças", estreada no “Carnegie Hall” de Nova Iorque em 2003, é considerada uma obra-prima e vai ser interpretada pelo Coro do Centro de Cultura Musical (CCM) e pelo Coro de Crianças do CCM, acompanhados pela Orquestra Sinfónica da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), sob a direcção do maestro Luís Machado.
Os dois concertos têm início às 21h30 do dia 20 (sábado) e às 18h00 do dia 21 (domingo), com entrada a preço único de cinco euros.
Também a 21, em Barcelos, "CulturaQuatro" apresenta um concerto gratuito pelo Coral Magistrói, no Largo da Porta Nova, a partir das 17h00. O grupo, na circunstância acompanhado por orquestra, é originário da freguesia de Carapeços e apresenta uma formação de 50 elementos. Do seu repertório fazem parte aquilo a que chamam "temas de terra toda a terra".
Os espectáculos "CulturaQuatro" resultam de uma colaboração entre o Quadrilátero Urbano, o Theatro Circo, o Centro Cultural Vila Flor, a Casa das Artes e a EMEC - Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos.
A área cultural faz parte de umas das linhas de trabalho do Quadrilátero Urbano, tendo por objectivo o fomento da criatividade e a adopção de políticas de atracção e fixação de agentes artísticos e criativos.
O Quadrilátero constitui uma parceria entre as câmaras municipais de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães, que se associaram numa estratégia conjunta de cooperação no âmbito da Política de Cidades POLIS XXI.
Mais informação:
Pedro Bessa/Webrand - pedrobessa@webrand.pt, 220 969 150/1