26 noviembre 2008

GUIMARAES : QUADRILÁTERO URBANO DEBATE REDES URBANAS PARA A COMPETITIVIDADE

BRAGA / GUIMARAES ( JOAO PAULO MESQUITA / MORRAZO-tribuna) .- O Quadrilátero Urbano para a Competitividade, Inovação e Internacionalização promove a 3 de Dezembro (9h00), em Guimarães (Centro Cultural Vila Flor) uma conferência dedicada às “Redes Urbanas - Urban Networks”. A abertura dos trabalhos conta com intervenções do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão, e do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães.
Com entrada gratuita mediante inscrição prévia, a conferência pretende contribuir, em conjugação com outras acções em desenvolvimento, para «uma reflexão sobre a cooperação entre cidades e a importância das redes urbanas no mundo globalizado e competitivo».
Nesse sentido, o primeiro painel, a decorrer durante a manhã, propõe-se debater os “Novos Modelos de Cooperação”, contando com a intervenção de Paulo de Carvalho, director dos Serviços de Prospectiva Estratégica do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
Este tema vai ser comentado por Catarina Selada, da INTELI, uma organização orientada para a geração de ideias e formas de pensamento inovadoras, no sentido da criação de novos modelos de desenvolvimento económico e social, e por Ana Coelho, directora-executiva da ArtemRede, projecto de qualificação e descentralização cultural.
Na sessão da tarde são debatidas as “Estratégias de Competitividade Urbana”. O primeiro orador é António Câmara, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e director-executivo da “YDreams”, empresa portuguesa com implementação mundial e exemplo reconhecido em termos de inovação e competitividade, especializada na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias.
O painel conta ainda com a intervenção de Joaquim Cunha, director executivo da “Health Cluster Portugal - Pólo de Competitividade da Saúde”. Esta entidade está vocacionada para a promoção e o exercício de iniciativas e actividades tendentes à criação de um pólo nacional de competitividade, inovação e tecnologia de vocação internacional em áreas económicas associadas à saúde.
Ambos os painéis são moderados por José Mendes, docente da Universidade do Minho e “CEO” da “Innovation Point”, empresa responsável pela criação de uma plataforma para captação de investidores nacionais e estrangeiros em municípios portugueses.
As conclusões da conferência são apresentadas por Álvaro Domingues, geógrafo e professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, autor de textos e publicações sobre políticas urbanas e desenvolvimento regional.
O Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização é uma rede urbana constituída pelas cidades de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, que se associaram no âmbito de uma estratégia conjunta de cooperação.
Correspondendo ao desafio lançado pela Política de Cidades POLIS XXI, o objectivo passa pela criação de novas formas de estruturação do território, valorizando o policentrismo e as interdependências entre as diversas cidades envolvidas, tornando esta rede na terceira maior concentração urbana e de conhecimento do país.
A esta parceria foram chamadas algumas das principais instituições que representam os mundos empresarial e de investigação e desenvolvimento tecnológico na região: a Universidade do Minho, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) e a Associação Industrial do Minho.
O Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização possui um Programa Estratégico de Cooperação, com um horizonte temporal de execução de quatro anos, cuja candidatura ao Programa Operacional da Região Norte (QREN 2007-2013) foi submetida no dia 6 de Outubro de 2008.
Os projectos desenvolvidos abrangem quatro áreas de trabalho: Mobilidade Urbana e Interurbana, Quadrilátero Digital, Regeneração Urbana e Dinâmicas Culturais, Cooperação Empresarial.
A participação na Conferência "Redes Urbanas - Urban Networks" é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia através do email mhtml:%7B3D6D445A-D993-4855-9D90-3721FB53249F%7Dmid://00000370/!x-usc:mailto:quadrilatero@cm-guimaraes.pt ou do telefone 917 893 454.