27 julio 2009

Proponen a la ciudad de Braga que sea sede del Mundial 2018
















________________________________________

Mundial 2018 : 
Braga, si quiere, puede...
-
BRAGA (MORRAZO-TRIBUNA).- A Câmara Municipal de Braga aprecia quinta-feira (30 Julho) um pedido da Federação Portuguesa de Futebol para confirmar a predisposição da cidade para se assumir como anfitriã do Campeonato do Mundo de Futebol em 2018.
A solicitação contextualiza-se numa candidatura ibérica à organização do “Mundial 2018” que a estrutura federativa nacional prepara com a sua homóloga espanhola.
Tem igualmente em conta a vontade já expressa publicamente pelo Presidente da Câmara Municipal de ver o Municipal de Braga considerado como um dos estádios susceptíveis de acolher jogos do Campeonato do Mundo na eventualidade de a candidatura ibérica resultar vencedora.
«No caso de se manter essa predisposição, informo desde já V.ª Ex.ª de que a lotação mínima dos estádios para os jogos que vierem a decorrer em Portugal será de 44 000 lugares sentados, pelo que, obviamente, se tornará necessário proceder a uma ampliação do Estádio Municipal de Braga», alerta Gilberto Madail na missiva a Mesquita Machado.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol pede ao seu «prezado amigo» lhe remeta até 30 de Novembro de 2009 o ante-projecto da eventual ampliação elaborado pelo arquitecto responsável pelo premiado estádio bracarense.
Manifestando desconhecer ainda o retorno financeiro a assumir pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) pelo aluguer e utilização dos estádios nacionais e os direitos de que as cidades irão então usufruir, «independentemente do impacto que um acontecimento destes poderá ter em toda a região», Madail agradece a disponibilidade já manifestada pelo Presidente do Executivo Municipal de Braga.