19 septiembre 2008

PORTUGAL : el ejemplo de
Barcelos+Braga+Famalicao+Guimaraes


VIGO/PONTEVEDRA (MORRAZO-tribuna).- De Portugal nos llega otro buen ejemplo, otra iniciativa loable, digna donde corresponda de ser sanamente imitada. 4 municipios muy próximos, con potenciales emergentes, que unidos pueden constituir en determinados territorios toda una potencia... No importa si yo soy más grande que tu, no importa aquellos de temores de yo más pequeño podría ser devorado por el grande... Orgullos fuera. La unión hace la fuerza. Veamos la noticia que nos acerca Joao Paulo Mesquita.

Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães:
rede urbana para a competitividade e inovação
Logótipo do Quadrilátero
ilustra sinergias regionais


O projecto “Quadrilátero” já tem uma imagem identificadora da união dos municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães no âmbito da implementação das Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação.
A criação deste logo resulta da união dos quatro pólos de desenvolvimento, que juntaram esforços para desenvolver uma rede de sinergias capaz de reforçar a posição de terceira concentração urbana e de conhecimento do país.
A utilização do "q" de quadrilátero, representando cada um dos pólos, e a relação que se estabelece entre os quatro concelhos, converge numa imagem dinâmica e moderna, com quatro cores primárias, que representam os fluxos, influências e a rede de sinergias criada.
Cada um dos pólos surge, assim, interligado com todos os outros, resultando numa imagem passível de ser desdobrada mediante o contexto em que for aplicada: turismo, ciência, cultura, etc.
A rede urbana Quadrilátero está, neste momento, a ultimar o Programa Estratégico de Cooperação, para execução em quatro anos, a candidatar, no início de Outubro, aos Programas Operacionais Regionais, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013).
Para o efeito foram em tempo constituídos cinco grupos de trabalho temáticos: “Quadrilátero Digital”, “Regeneração Urbana e Dinâmicas Culturais”, “Mobilidade Intra e Inter-Municipal”, “Cooperação e Qualificação Empresariais” e “Potencial Humano”.
O projecto “Um Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização”, corporizado por estes quatro municípios do distrito de Braga, foi um dos cinco seleccionados a nível nacional para implementar as “acções preparatórias” do programa “Política de Cidades Polis XXI”, co-financiado pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.
A par dos municípios, o projecto tem como entidades-aderentes a Universidade do Minho, a Associação Industrial do Minho e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.
O programa “Política de Cidades Polis XXI” prevê, no âmbito dos Programas Operacionais Regionais, «a promoção e formulação de estratégias de cooperação e a constituição de redes com massa crítica suficiente para atrair e desenvolver novas funções urbanas e actividades inovadoras, assim estimulando a cooperação urbana em rede».
O carácter inovador associado a estes objectivos justificou o lançamento das cinco acções-piloto no contexto nacional, que se pretendem sejam demonstrativas de modelos de cooperação entre cidades e possam dar origem a planos estratégicos para acesso aos financiamentos dos planos operacionais definidos para o período 2007/2013.
Estas “acções preparatórias” visam contribuir, antes de mais, para a construção de uma visão estratégica do desenvolvimento das cidades participantes que valorize os factores comuns de reforço da competitividade e de afirmação nacional e internacional.