14 mayo 2009

Braga : recital de música clásica dedicado al Padre António Vieira

BRAGA (MORRAZO-tribuna) .-Vox Angelis é o “ensemble” que a 19 de Maio (21h30) apresenta no Theatro Circo um recital de música clássica dedicado ao Padre António Vieira.
Criado em 2008, ano evocativo dos 400 anos de nascimento do escritor e orador barroco, o recital é composto por uma contextualização oral prévia sobre a vida e obra do pregador, prosseguindo com a leitura dos seus “Sermões Barrocos” e com a execução de composições de música sacra da época.
Assim, ao público são apresentadas as obras “Adágio”, de Albinoni; “Canções Palacianas”, de Dowland; “Cantata de Santo António”, de Vivaldi; “Salve Regina”, de Giovanni Pergolesi; “Moteto ‘O Oui Coeli Terraque Serenitas’ de António”, também de Vivaldi; e “Ave Maria”, de Caccini.
Religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus, António Vieira nasceu em Lisboa em 1608 e cedo partiu para o Brasil, onde se destacou como missionário, diplomata e precursor dos direitos humanos, designadamente dos povos indígenas, combatendo a sua exploração e defendendo a abolição da escravatura.
Contrário à distinção entre cristãos-novos (judeus) e cristãos velhos (católicos tradicionais) e crítico da Inquisição, o Padre António Vieira foi ainda autor de uma vasta obra através da qual exprimiu os seus princípios políticos e que constitui objecto de estudo das disciplinas de Língua e Literatura Portuguesa.
Assumindo a divulgação da música clássica, a formação de públicos e a descentralização cultural como fundamentos da sua actividade artística, o Ensemble Vox Angelis tem base legal na associação homónima e é reconhecido como «uma das formações ibéricas de maior destaque na interpretação da música erudita».
Constituído por músicos provenientes de algumas das mais prestigiadas instituições de ensino musical portuguesas, o Vox Angelis, que conta já com mais de duas centenas de concertos realizados por todo o país, dedica-se ainda a projectos de internacionalização de músicos nacionais, direccionando-os para Espanha, França, Itália, Brasil e Luxemburgo.

Ingressos, a 12 euros, disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo