18 marzo 2009

BRAGA prepara a conciencia
su gran Semana Santa

MUNICÍPIO CONTRIBUI COM 30 MIL EUROS PARA SOLENIDADES DA SEMANA SANTA

BRAGA (MORRAZO-tribuna) .- A Câmara Municipal de Braga vai comparticipar com 30 000 euros as Solenidades da Semana Santa, festa religiosa que se afirmou nos tempos como uma das marcas mais profundas da cidade, assumindo em simultâneo uma componente profana com relevante importância para a atractividade turística de Braga.

A proposta para a atribuição deste montante ao Cabido da Sé de Braga, entidade que lidera uma comissão organizadora onde a Câmara Municipal se faz representar pela titular do Pelouro do Turismo, é votada na próxima reunião do Executivo, a realizar quinta-feira (19 de Março).

A par das celebrações religiosas, com características únicas e consequente reconhecimento fora de portas, as Solenidades da Semana Santa em Braga – que se desenvolvem no período de 2 a 12 de Abril – compreendem também uma programação cultural específica, com momentos como a “Procissão dos Lírios” (21 Março, 21h30, Praça do Município), concerto da Orquestra do Conservatório Calouste Gulbenkian (27 Março, 21h30, Sé), concerto do Coral da Catedral de Tui (28 Março, 21h30, igreja de São Vítor) ou o concerto do Ensemble Vocal Adarte (3 Abril, 21h30, igreja de São Marcos).

Ainda neste contexto merece realce o concerto colectivo do Grupo Coral Ançãble, da Capella Bracarensis e da Capela Musical de Santa Cruz, a realizar a 6 de Abril (“segunda-feira santa”), na igreja de Santa Cruz, durante o qual são interpretados inéditos portugueses para os ofícios da Semana Santa, com coro, solistas e orquestra de cordas.

A oratória “Paulus”, de F. Mendelssohn-Bartholdy, vai ouvir-se na Catedral de Braga a 7 de Abril, numa interpretação do Coro da Sé do Porto.

A Semana Santa de Braga motiva igualmente várias exposições dispersas pela cidade, concretamente “Eu Kristus” (pinturas de Luís de Matos no Posto Municipal de Turismo, até 11 de Abril), “Por Nós Crucificado” (mostra de crucifixos, na Casa dos Crivos, até 19 de Abril), “A Cruz que nos Conduz” (cruzes processionais, na “Oficina da Sé – Paularte”, até 11 de Abril), “Paixão de Cristo… Rota de Esperança!” (pinturas da Colecção Casanova, em São Vítor, até 14 de Abril), e “Semana Santa em Braga – Um Olhar Atento” (fotografia de Carlos Ribeiro, no Centro Cultural de A Guarda-Galiza, até 14 Abril).



Mais informação: www.semanasantabraga.com