01 abril 2009

Cabrito à Sanfins e Borrachinhos, este domingo, nos Restaurantes de Valença do Minho


O Cabrito à Sanfins será o prato forte nos restaurantes de Valença, no próximo domingo 5 de Abril, no âmbito dos Domingos Gastronómicos, em 22 restaurantes. Acompanham os Borrachinhos, uma sobremesa conventual tradicional. A iniciativa é da Entidade Regional de Turismo do Porto / Norte de Portugal e da Câmara Municipal.

VALENÇA do MINHO (MORRAZO-tribuna) .- Quem visitar Valença, no próximo domingo, encontrará um prato genuíno da região elaborado de forma tradicional; um prato que era o rei gastronómico nas festas grandes da aldeia, na Páscoa e nos convívios de família.
O Cabrito à Sanfins é criado, em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor singular. Assado nos fornos a lenha, como se fazia na casa dos lavradores, ganha uma textura e tom que cativam, à primeira, o mais exigente comensal.
Em Valença a doçaria é variada desde os Valencianos, aos “Doces de Romaria” e às Sopas Secas, mas neste dia celebram-se, sobretudo, Os Borrachinhos, uma iguaria conventual que tem por base o pão, os ovos e o vinho tinto.
A restauração é um dos principais cartazes de afirmação da Valença turística. Hoje, Valença conta com sessenta unidades de restauração que apresentam uma ampla oferta gastronómica e em que diversos pratos da culinária tradicional marcam presença de destaque.
Aos comensais, que saborearem o cabrito valenciano, será oferecida uma lembrança atesanal local.
A par da jornada valenciana dos Domingos Gastronómicos decorrerá o Mercado das Tradições, uma feira típica e castiça na Coroada – Praça-Forte, durante todo o domingo, com mostra e venda de produtos locais.