16 septiembre 2008

PORTUGAL : el ejemplo innovador de Braga


Incorporamos desde hoy, cuando realmente la actualidad lo demande, una pequeña ventana para conocer cuestiones de la actualidad de Portugal que resulten de interés general. Al fin y al cabo, están ahí al lado y lo que sea atractivo o provechoso, bien nos vendrá. Elegimos así, para el debut de esta ventana, un tema que resulta -ciertamente- ejemplar. Lean lo que sigue :
BRAGA (Joao Paulo MESQUITA / MORRAZO-tribuna) .- A Câmara Municipal de Braga disponibiliza a partir de amanhã (quarta-feira, 17 de Setembro) um sítio electrónico exclusivamente dedicado ao “Orçamento Participativo 2009”, metodologia de consulta para elaboração das “grandes opções do plano e do orçamento” baseada na participação directa da população e das instituições locais.
Esta prática, iniciada pelo Município de Braga em 2007, visa a máxima democratização da gestão municipal através da auscultação da comunidade no processo de planeamento dos seus investimentos anuais.
A activação do portal http://www.bragacomtodos.net corresponde a mais uma fase do “Orçamento Participativo 2009”, cujo objectivo primeiro é recolher a opinião do máximo número de munícipes, informando-os e sensibilizando-os à participação cívica sobre a definição de prioridades no que concerne aos investimentos municipais do próximo ano.
Este suporte electrónico compreende, além da vasta informação inserta, um inquérito “on line”, que apela à participação imediata do internauta, «para que ninguém lamente que não teve oportunidade de expressar as suas sugestões».
Em http://www.bragacomtodos.net vai ser possível obter informação circunstanciada sobre o plano de trabalhos que este processo de consulta implica, seus desenvolvimentos e agenda de trabalho.
Refira-se que, neste âmbito, estão em curso reuniões descentralizadas com as estruturas associativas sediadas em Braga, o mesmo acontecendo com os órgãos de consulta da Presidência da Câmara Municipal, de que também fazem parte várias instituições representativas.